www.topmusicbrasil.com.br

domingo, 20 de outubro de 2013

Radar Musical (20/10/2013): o "fim" da MTV Brasil

por Bryan Ferreira

Como todos sabem, este mês de outubro de 2013 marcou um período de transição na história da MTV no Brasil. A chamada MTV Brasil, aquela do grupo Abril, encerrou suas atividades no dia 30 de setembro. A nova MTV brasileira, sob o poder da Viacom, chama-se apenas MTV e entrou no ar logo no dia seguinte, 01 de outubro.

Mas o mês de outubro também marca outro fato importante da história da MTV Brasil. É o mês em que a emissora entrou no ar em 1990. Ou seja, neste mês de outubro de 2013 – mais especificamente hoje, dia 20 –, a emissora brasileira estaria completando 23 anos de existência.

E qual foi a importância daquela velha MTV Brasil na minha vida pessoal e profissional? Eu posso responder que a importância foi total, a máxima possível. Eu tinha 11 anos de idade quando a MTV entrou no ar no dia 20 de outubro de 1990, e 12 anos durante quase todo o ano de 1991, o primeiro ano de vida completo da emissora. Ou seja, eu estava simplesmente entrando na adolescência quando a MTV surgiu aqui no Brasil. Portanto, se existe uma chamada “geração MTV”, eu faço parte completamente dela.

Música já era a minha principal paixão desde a infância. Mas a passagem para a adolescência marcou um período de amadurecimento musical na minha vida, e a MTV a primeira emissora segmentada do país apareceu exatamente neste momento, tornando-se uma companheira diária. E, como “cereja do bolo”, ainda tinha o fato de que a minha banda favorita (até hoje) estava no auge de sua popularidade no Brasil naqueles anos de 1990 e 1991 e era um grande sucesso na MTV.


Inclusive, esse meu grupo favorito, o Information Society, foram os últimos artistas a aparecerem durante a última transmissão da MTV Brasil, no dia 30 de setembro, antes do anúncio do último clipe da emissora. Podemos, portanto, afirmar que eles foram os últimos artistas internacionais a aparecerem na MTV Brasil.

Mas a minha lista de momentos marcantes proporcionados pela MTV não se resumem ao começo e ao fim da emissora. No ano de 2002, por exemplo, cheguei a fazer teste para VJ. E tenho orgulho de dizer que num total de cinquenta mil inscritos, fiquei entre os dois mil pré-selecionados.

Falando em VJ, nas últimas semanas de existência da MTV Brasil neste ano de 2013, vários VJs retornaram à emissora para apresentar e comentar os seus momentos mais marcantes e inesquecíveis relacionados ao canal. Entre eles, estiveram as VJs que marcaram época apresentando o programa Disk MTV. Astrid, Cuca, Sabrina, Sarah e Carla Lamarca voltaram para apresentar o seu Top 10 pessoal com os clipes que as marcaram durante suas passagens pela MTV.

Por pouco, não me tornei um VJ, mas nem por isso a MTV é menos importante na minha vida. Portanto, o que eu apresentei e apresento aqui agora foi e é o meu especial “My MTV”. Os momentos marcantes proporcionados pela MTV na minha vida, eu já relatei acima. Já o meu Top 10 com os clipes que mais me marcaram durante a história da MTV Brasil pode ser conferido num grande especial que o Top Music Brasil está apresentando a partir de hoje. Um especial que reunirá, além dos meus clipes favoritos, o ranking "Top 150 Clipes MTV Brasil: O Início", com os clipes mais marcantes dos dois primeiros anos da emissora brasileira, de outubro de 1990 até outubro de 1992. A cada dia novos clipes serão divulgados no ranking até chegarmos ao primeiríssimo lugar. Para conferir, clique aqui ou acesse a seção Especiais do site.

Portanto, aqui no Top Music Brasil, a antiga e saudosa MTV Brasil continua e continuará para sempre mais viva do que nunca. Quem viveu aquele período do início da emissora poderá relembrar e matar saudade daquela época especial, e quem não viveu poderá conhecer e saber melhor como foi o início dessa emissora que marcou a vida de tantas pessoas ao longo de quase 23 anos completos de existência.

Bryan Ferreira é jornalista, auditor musical, DJ e administrador do Top Music Brasil.

Confira também:  
A última transmissão da MTV Brasil em 30/09/2013 
Radar Musical (26/08/2013): Do início com Lady Gaga ao fim com Katy Perry, confira tudo sobre o VMA 2013

Nenhum comentário: